sábado, 5 de novembro de 2011

Começarei desde hoje a postar as biografias de famosos matemáticos , para que além dos coneúdos possasmos conheçer também sobre a vida de que os fez. Começarei com Maria Gaetana Agnesi .

Maria Gaetana Agnesi
 
Nascida em Milão, primeira dos vinte e um filhos dos três casamentos de seu pai, a talentosa e erudita Maria Gaetana Agnesi se notabilizou em muitas áreas, além da matemática. Bastante criança ela já dominava o latim, o grego, o hebreu, o francês, o espanhol, o alemão e várias outras línguas. Com apenas nove anos de idade teve um discurso publicado seu em latim em que defendia a educação superior para as mulheres. Durante sua infância, o pai, um professor de matemática da Universidade de Bolonha, comprazia-se em receber a intelectualidade local para ver Maria conversar com doutos professores, sobre os assuntos que preferissem e em suas línguas. Posteriormente, quando tinha vinte anos, publicou Propositiones philosophicae, uma coletânea de 190 ensaios que, além da matemática, se ocupavam de lógica, mecânica, hidromecânica, elasticidade, gravitação, mecânica celeste, química, botânica zoologia e mineração. Esses ensaios resultaram das discussões nas tertúlias em casa de seu pai. Em 1749 Agnesi foi designada pelo Papa Benedito XIV, membro honorário da Universidade de Bolonha mas jamais foi professora dessa instituição, ao contrário do que contam certas narrações imprecisas.
 Em 1748, com trinta anos, Agnesi publicou um trabalho em dois volumes, intitulado Instituzioni Analitiche, escrito com a finalidade de servir na formação de um de seus irmãos mais novos que revelava interesse e aptidão para a matemática. O trabalho constitui um curso de matemática elementar e avançada estruturado especialmente para espíritos jovens . O primeiro volume se ocupa de aritmética, álgebra, trigonometria, geometria analítica e, principalmente, cálculo, tratando-se do primeiro texto de cálculo escrito primariamente para jovens. O segundo volume trata de séries infinitas e equações diferenciais. Este volume foi escrito em italiano e, posteriormente, em inglês.
Com a morte de seu pai, Agnesi agregou-se a uma vida de exclusão, dedicando o resto de sua vida à caridade e o ensino religioso e diretora de uma escola em Milão. Durante Sua vida, ela não só ganhou fama pela matemática como também como pela filosofia, mas também como sonâmbula! Em alguns acontecimentos, ela, em estado de sonambulismo, acendia uma lâmpada prosseguia seus estudos e ao acordar, encontrava seus problemas resolvidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário